-
Arquitetos: FUSTER + Architects
- Área: 2211 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Dianne Puliza, Jaime Navarro, Simon Chaput, Nataniel Fuster
Descrição enviada pela equipe de projeto. El Blok é um Hotel Boutique localizado em Esperanza, uma cidade tranquila ao sul das Ilhas de Vieques, à 13 km da costa leste de Porto Rico. O hotel está num pequeno terreno comercial ao longo da orla de Esperanza. A forma compacta do hotel abriga um programa de 23 dormitórios de hotel, um restaurante, um terraço na cobertura com jacuzzi, além das áreas de estacionamento e de serviço.
Conceitualmente o hotel foi concebido como um bloco de Coral removido do oceano; inspirado pela forma, densidade e porosidade dos recifes de coral localizados nos recifes próximos à Costa. O exterior do hotel é feito de painéis de fibra de vidro reforçados, cujo design é derivado dos corais. Esses painéis funcionam como uma superfície contínua que filtra a luz natural e o ar fresco nas varandas dos quartos de hóspedes. A padronagem da luz natural criada por esses painéis e outras aberturas do edifício agem continuamente na modificação da ornamentação dentro do hotel. Alguns dos painéis externos se abrem para permitir as vistas sem interrupção do exterior. A forma curvilínea do El Blok também fazem referência à linha sinuosa da costa caribenha e das ruas adjacentes.
Uma escada de concreto aparente adentra o hotel desdobrando o segundo pavimento, definido por um grande terraço aberto onde está o restaurante do hotel. Este espaço é ao mesmo tempo aberto e fechado, agindo como um grande limiar entre o mundo externo e interno do hotel. Os quartos de hóspedes estão nos dois pavimentos subsequentes e estão organizados de maneira radial em torno de um pátio oval central que faz referência à arquitetura vernacular caribenha. A organização radial também auxilia na otimização do acesso àos quartos de hóspedes e reduzem a distância de caminhada. Estes quartos de hóspedes recriam o mundo orgânico e permeável do hotel dentro do microcosmo de cada quarto. O hotel culmina num terraço de cobertura, que conta com uma jacuzzi e outros elementos de iluminação e ventilação pré-fabricados que também abrigam instalações técnicas que estabelecem um contraponto com a horizontalidade.
A estrutura principal é de concreto armado, e está em sua maioria aparente, oferecendo uma experiência diversa em cada espaço. O piso é coberto principalmente em ladrilhos de concreto projetados especificamente para o hotel, utilizando a padronagem inspirada pela planta baixa do hotel e utilizando as cores das paletas típicas caribenhas. A marcenaria é, em sua maioria, de madeira local.
El Blok busca atingir a certificação LEED Gold. O projeto e a organização compacta auxiliam a minimizar as pegadas de carbono físicas e ecológicas e o edifício em si possui uso máximo de ventilação e iluminação natural. A cobertura e a envoltória são muito eficientes termicamente. Além disso, a cobertura coleta água da chuva para reuso.